Conscientizando as crianças no combate ao trabalho infantil

Professora Rosmeri Aparecida Eidam Teixeira, 5º ano. Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn

No dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e a turma do 5º ano, da escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, há alguns dias já vinha desenvolvendo diversas atividades e discutindo sobre o tema. Durante esse trabalho assistimos alguns vídeos e notícias sobre o quanto isso ainda é real e acontece diariamente em diversas regiões de nosso país e até mesmo de nossa cidade e bairro. Houve alguns relatos dos alunos em relação a crianças vendendo doces em sinaleiros e pedindo comida e dinheiro nas casas.

Foi apresentado às crianças um pouco sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) destacado os seus direitos, principalmente em relação a alimentação, moradia, saúde e educação. Destacamos também que é dever do responsável garantir esses direitos aos seus filhos.

Além disso discutimos sobre a importância de distinguir entre exploração do trabalho infantil e ajudar nas tarefas de casa. É correto e necessário que os pais ensinem seus filhos a realizarem atividades de ajuda em casa de acordo com sua idade, desde que seja algo que não represente perigo e sob a supervisão de um adulto.

Após toda essa discussão, as crianças formaram grupos e confeccionaram cartazes para alertar todos os alunos da nossa escola e realizaram uma apresentação nas salas lendo textos informativos que criaram e explicando as ilustrações que fizeram nos cartazes. Para finalizar os trabalhos construímos cata ventos de cinco pontas que é o símbolo do combate ao trabalho infantil, suas cinco pontas representam os continentes e as cores simbolizam a diversidade racial. O catavento também é usado para dar a ideia de movimento e de união das forças na luta contra a exploração da mão-de-obra infantil.

O alerta principal foi: se você presenciar uma situação como a que descrevemos disque 100 e denuncie, você estará fazendo a diferença na vida de uma criança.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indústria de Fundição Hubner nos 200 anos de Ponta Grossa

Combate à dengue

Uma viagem por Ponta Grossa