Despertando o desenvolvimento socioemocional através do Jornal Escolar

Professora Adrieli Josiane Machado da Silva, 5º ano. Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn.

Os alunos do 5º ano iniciaram um projeto em abril com o foco a produção de jornal escolar voltado ao tema socioemocional. A temática de estudo e planejamento das atividades foram norteadas pelos cinco pilares da inteligência emocional: conhecer as próprias emoções, controlar as emoções, automotivação, empatia e relacionar-se interpessoalmente. O projeto aconteceu de forma interdisciplinar, abrangendo as áreas das linguagens pela professora Adrieli e Ândrela, ciência da natureza pela professora Aline Hildebrandt, cultura maker e computação básica pela professora Makelly e pela professora de Educação Física Aline Garcia com os esportes. 
 A pertinência do objeto de estudo, levaram em conta assegurar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, amparando-se nas aprendizagens essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (2017), que tratam do desenvolvimento pleno do sujeito e preparo para as demandas complexas da vida cotidiana. Durante esses meses foram desenvolvidas 4 edições do jornal sobre: Tristeza, alegria, raiva e ansiedade, o trabalho foi desenvolvido com a mediação das professoras, sempre iniciando com uma história contada pela professora regente Adrieli, e na sequência eram solicitadas pesquisas aos alunos sobre o tema, ao retornarem com as pesquisas, em grupos eles escreviam e realizavam os desenhos para o jornal.
As seções de cada jornal eram as seguintes: Capa, Espaço publico com a resenha do livro, o cotidiano com uma reportagem sobre o tema, ciências e tecnologias com reportagens aliando a tecnologia ao tema trabalhado, saúde trazendo informações referentes a saúde e a emoção, Seção cultural com indicações de filmes e música e o mix uma seção divertida com cruzadinha e caça palavras. O trabalho será apresentado na II Feira do Conhecimento da Escola que acontecerá no dia 04 de julho.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indústria de Fundição Hubner nos 200 anos de Ponta Grossa

Uma viagem por Ponta Grossa

Combate à dengue