OPERÁRIO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA NOSSA CIDADE
Professora Rosmeri Aparecida Eidam Teixeira, 5º ano. Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn
Nossa escola desenvolveu um projeto em homenagem ao bicentenário de Ponta Grossa. Cada turma ficou responsável por um tema e a turma do 5º ano ficou com o tema “Operário”. Iniciamos o projeto assistindo a videoaula do projeto vamos ler sobre a história e a formação do município de Ponta Grossa. Durante a conversa sobre o tema perguntei aos alunos: “será que o Operário, time de futebol da nossa cidade, também é um patrimônio histórico?”. Então começamos a analisar questões que foram surgindo como: se ele faz parte da história da nossa cidade, se ele é um símbolo da nossa cidade e se ele representa a nossa cidade. Diante dessa conversa compreenderam que sim, o time do Operário é um patrimônio histórico da nossa cidade.
Em casa, as crianças desenvolveram pesquisas para compartilhar com os colegas em sala. Depois de explorarmos a história do surgimento do time e todas as curiosidades e conhecimentos trazidos pelas crianças, destacamos alguns itens que marcaram a existência e acontecimentos importantes sobre o time da nossa cidade. Depois, realizamos um sorteio para que cada criança construísse uma maquete sobre o item que foi sorteada. As crianças foram muito criativas e realizaram um excelente trabalho.
Neste projeto, também utilizamos o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) em parceria com a professora Makelly Kaoane dos Santos Salamucha, lá as crianças desenvolveram um projeto de construção do ônibus do Operário e montaram um circuito que lhe deu movimento. Essas atividades foram apresentadas em uma feira aberta a comunidade escolar, na qual tivemos o privilégio de receber alguns jogadores do Operário que vieram abrilhantar ainda mais nosso evento, assim como o vice prefeito Saulo Vinicius Hladyszwski, o vereador Divo e toda a comunidade escolar.
Nossa escola desenvolveu um projeto em homenagem ao bicentenário de Ponta Grossa. Cada turma ficou responsável por um tema e a turma do 5º ano ficou com o tema “Operário”. Iniciamos o projeto assistindo a videoaula do projeto vamos ler sobre a história e a formação do município de Ponta Grossa. Durante a conversa sobre o tema perguntei aos alunos: “será que o Operário, time de futebol da nossa cidade, também é um patrimônio histórico?”. Então começamos a analisar questões que foram surgindo como: se ele faz parte da história da nossa cidade, se ele é um símbolo da nossa cidade e se ele representa a nossa cidade. Diante dessa conversa compreenderam que sim, o time do Operário é um patrimônio histórico da nossa cidade.
Em casa, as crianças desenvolveram pesquisas para compartilhar com os colegas em sala. Depois de explorarmos a história do surgimento do time e todas as curiosidades e conhecimentos trazidos pelas crianças, destacamos alguns itens que marcaram a existência e acontecimentos importantes sobre o time da nossa cidade. Depois, realizamos um sorteio para que cada criança construísse uma maquete sobre o item que foi sorteada. As crianças foram muito criativas e realizaram um excelente trabalho.
Neste projeto, também utilizamos o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) em parceria com a professora Makelly Kaoane dos Santos Salamucha, lá as crianças desenvolveram um projeto de construção do ônibus do Operário e montaram um circuito que lhe deu movimento. Essas atividades foram apresentadas em uma feira aberta a comunidade escolar, na qual tivemos o privilégio de receber alguns jogadores do Operário que vieram abrilhantar ainda mais nosso evento, assim como o vice prefeito Saulo Vinicius Hladyszwski, o vereador Divo e toda a comunidade escolar.
Comentários
Postar um comentário